Prefeitura diz que população de rua cresceu 60% em quatro anos

Prefeitura diz que população de rua cresceu 60% em quatro anos

Prefeitura diz que população de rua cresceu 60% em quatro anos…

Segundo o Censo da População em Situação de Rua a ser divulgado hoje (31/01) pela Prefeitura, os sem teto saltaram de 15 mil para 24 mil no período 2015-2019. Apesar deste expressivo aumento de 60%, há suspeitas de que o número seja ainda maior, uma vez que  a metodologia não foi atualizada e outros registros da prefeitura apresentam valores maiores, na casa dos 30.000. A informação é do Terra:

O número de pessoas que vivem nas ruas da cidade de São Paulo saltou de 15 mil para 24 mil no período de 2015 a 2019, de acordo com o novo Censo da População em Situação de Rua realizado pela Prefeitura, cujos dados parciais foram apresentados nesta quinta-feira. Lideranças ligadas a essa população questionam a metodologia utilizada e dizem que o número pode ser maior. Até o momento, a Prefeitura não se manifestou sobre as críticas.

O aumento de 60% dessa população está relacionado, segundo o levantamento, com a crise econômica, desemprego, conflitos familiares, questões relacionadas à moradia e o uso abusivo de álcool e drogas. A gestão municipal informou que os dados completos serão divulgados nesta sexta-feira, 31.

…mas pode ser mais

[…] Vigário episcopal para a Pastoral do Povo de Rua, o padre Julio Lancellotti, diz que o levantamento não mostra a real quantidade de pessoas que moram nas ruas da capital.

“O censo teve problemas metodológicos. Usaram o mesmo itinerário do censo anterior. Dessa forma, não levaram em conta as mudanças da população de rua de 2015 para 2019. O CadÚnico da Prefeitura tem 30 mil pessoas em situação de rua cadastradas. Como deu 24 mil?”

=>Em SP, população de rua cresce 60% nos últimos quatro anos (Terra 30/01/20)