Recentemente foi publicado aqui no site , com base em matéria do WRI Brasil (World Resources Institute), um post mencionando uma pesquisa realizada dois meses após a prefeitura implementar um projeto piloto de “rua completa”, mais amigável com os pedestres, em setembro de 2017. A pesquisa, feita com bastante critério, objetivou medir o impacto sobre os usuários, que se mostraram bastante favoráveis à alternativa.
As entrevistas realizadas constataram que 92% das pessoas que circulam pela Rua Joel Carlos Borges aprovam a intervenção e acreditam que seu impacto é benéfico. Sobre os elementos da intervenção que foram destacados pelos entrevistados, os principais foram as faixas verdes – espaços de 1,5 metro a 2 metros de largura e que aumentaram de 29% para 70% o espaço viário designado exclusivamente para os pedestres –, seguidas pelo aumento de espaço do pedestre e pelos balizadores.
=> Rua Completa de São Paulo tem 92% de aprovação (WRI 18/12/2018)
A vista de cima da rua Joel Carlos Borges, registrada logo após sua implementação, dá uma ideia da proposta.
Podemos ver que a integridade dos pedestres é garantida por balizadores que separam as faixas a eles reservadas, em verde, do meio da rua, o que resultou em expressivo aumento de percepção de segurança como mostrou a pesquisa de impacto => Mais de 90% aprovam experiência de “Rua Completa” em São Paulo.
Descaso
Uma visita ao local, feita há alguns dias atrás, no entanto, mostra que, apesar da boa receptividade dos usuários, o estado atual da zeladoria na rua Joel Carlos Borges evidencia o descaso do poder municipal pelo projeto, como mostram as fotos a seguir.
Nas primeiras duas, vemos como, em coisa de dois anos, a proposta inicial se desfigurou. A foto “Antes” foi tirada logo após a implementação. A “Depois”, já de janeiro deste ano, mostra que os balizadores, como visto fundamentais para garantir segurança aos pedestres, estão se soltando e não são recolocados, principalmente na faixa da direita.
O descaso com o projeto fica mais evidente nas próximas imagens: pavimentação da faixa de pedestres sem manutenção, os balizadores que se soltaram simplesmente largados na sarjeta, lixo obstruindo a faixa de pedestres, e mato alto.
O que se conclui é que a expressiva aceitação da proposta pela população não foi suficiente, pelo menos por enquanto, para sensibilizar a prefeitura no sentido de preservar e promover a iniciativa.
- Ver também
- Direto da mídia
Tags
Arquivo
- November 2023
- October 2023
- February 2023
- January 2023
- December 2022
- October 2022
- August 2022
- June 2022
- May 2022
- March 2022
- February 2022
- January 2022
- November 2021
- October 2021
- September 2021
- August 2021
- July 2021
- June 2021
- May 2021
- April 2021
- March 2021
- February 2021
- January 2021
- November 2020
- October 2020
- September 2020
- August 2020
- July 2020
- June 2020
- May 2020
- April 2020
- March 2020
- February 2020
- January 2020
- December 2019
- November 2019
- October 2019
- September 2019
- August 2019
- July 2019
- June 2019
- May 2019
- April 2019
- March 2019
- February 2019
- January 2019
- December 2018
- September 2018
- July 2018
- June 2018
- May 2018
- April 2018
- March 2018
- February 2018
- January 2018
- December 2017
- November 2017
- October 2017
- September 2017
- August 2017
- July 2017
- June 2017
- May 2017
- April 2017
- March 2017
- February 2017
- December 2016
- October 2016
- October 1946