Prefeitura mostra descaso para a proposta de ruas completas

Prefeitura mostra descaso para a proposta de ruas completas

Recentemente foi publicado aqui no site , com base em matéria do WRI Brasil (World Resources Institute), um post mencionando uma pesquisa realizada dois meses após a prefeitura implementar um projeto piloto de “rua completa”, mais amigável com os pedestres, em setembro de 2017. A pesquisa, feita com bastante critério, objetivou medir o impacto sobre os usuários, que se mostraram bastante favoráveis à alternativa.

As entrevistas realizadas constataram que 92% das pessoas que circulam pela Rua Joel Carlos Borges aprovam a intervenção e acreditam que seu impacto é benéfico. Sobre os elementos da intervenção que foram destacados pelos entrevistados, os principais foram as faixas verdes – espaços de 1,5 metro a 2 metros de largura e que aumentaram de 29% para 70% o espaço viário designado exclusivamente para os pedestres –, seguidas pelo aumento de espaço do pedestre e pelos balizadores.
=> Rua Completa de São Paulo tem 92% de aprovação (WRI 18/12/2018)

A vista de cima da rua Joel Carlos Borges, registrada logo após sua implementação, dá uma ideia da proposta. 

Podemos ver que a integridade dos pedestres é garantida por balizadores que separam as faixas a eles reservadas, em verde, do meio da rua, o que resultou em expressivo aumento de percepção de segurança como mostrou a pesquisa de impacto => Mais de 90% aprovam experiência de “Rua Completa” em São Paulo.

Descaso

Uma visita ao local, feita há alguns dias atrás, no entanto, mostra que, apesar da boa receptividade dos usuários, o estado atual da zeladoria na rua Joel Carlos Borges evidencia o descaso do poder municipal pelo projeto, como mostram as fotos a seguir.

Nas primeiras duas, vemos como, em coisa de dois anos, a proposta inicial se desfigurou. A foto “Antes” foi tirada logo após a implementação. A “Depois”,  já de janeiro deste ano, mostra que os balizadores, como visto fundamentais para garantir segurança aos pedestres,  estão se soltando e não são recolocados, principalmente na faixa da direita. 

O descaso com o projeto fica mais evidente nas próximas imagens: pavimentação da faixa de pedestres sem manutenção, os balizadores que se soltaram simplesmente largados na sarjeta, lixo obstruindo a faixa de pedestres, e mato alto.

O que se conclui é que a expressiva aceitação da proposta pela população não foi suficiente, pelo menos por enquanto, para sensibilizar a prefeitura no sentido de preservar e promover a iniciativa.