Gases do efeito estufa

« Back to Glossary Index

Substâncias gasosas que absorvem parte da radiação infra-vermelha, emitida principalmente pela superfície terrestre, e dificultam seu escape para o espaço. Isso impede que ocorra uma perda demasiada de calor para o espaço, mantendo a Terra aquecida.

Nos últimos 100 anos, devido a um progressivo aumento na concentração dos gases do efeito estufa, a temperatura global do planeta tem crescido, o que teria sido provocado pelas atividades humanas que emitem esses gases, tais como a atividade pecuária, que é responsável por 51% das emissões de gases do efeito estufa. A potencialização do efeito estufa, de acordo com esta abordagem, pode resultar em conseqüências sérias para a vida na Terra no futuro próximo.

Uma minoria de pesquisadores, no entanto, discorda desta visão. Para eles, as causas do aquecimento global seriam mais de origem geofísica, como mudanças no ângulo de rotação do eixo da Terra, ou ainda mudanças naturais das eras climáticas do planeta, que milenarmente se sucedem com aumentos e diminuições cíclicas da temperatura média da atmosfera.

Segundo a Wikipedia, o Protocolo de Quioto determina sete gases cujas emissões devem ser reduzidas:

Ver mais.

« Back to Glossary Index