Tendências

COVID-19: Evolução no Estado de SP 01/01/22 a 17/11/23

Nos sete dias terminados em 16/11 a média de casos diários caiu de 1.281 em 10/11 para 982 em 16/11 variando -23,3%. A média de óbitos diários por outro lado subiu de 13,7 para 15,3 variando 11,5%. A média de casos diários em 17/11/23 é 1,2 vezes o valor de 31/12/21, e a de óbitos diários 1,0 vezes.

Mais de cem entidades se manifestam contra super-secretaria de infraestrutura e meio ambiente

O atual governador de SP, Tarcísio de Freitas, houve por bem fundir as áreas de infraestrutura e meio ambiente em uma única super-secretaria, "Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura, Transportes e Logística". Preocupadas quanto à possível instrumentalização da super-secretaria para privilegiar oportunidades de negócios em detrimento da preservação ambiental, centenas de entidades e ativistas assinaram carta-manifesto se posicionando contra a fusão.

Covid 19 em SP no ano de 2022

Guardadas as proporções, o comportamento dos casos acumulados ao longo da pandemia em São Paulo é bastante semelhante ao do Brasil. Após sinalizações de que sua propagação estaria ficando sob controle em torno de setembro de 2021, um novo ciclo se iniciou no início de 2022, mais acentuado no resto do Brasil, o que tornou a participação de São Paulo no crescimento de casos do Brasil menor, confirmando uma tendência verificada desde o início da pandemia. Os municípios do estado terminaram 2022 com um quadro de casos e óbitos pior do que o do final de 2021.

Esalq promove agricultura familiar

Em contraponto com o chamado produtivismo agroalimentar, um grupo de pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP estuda as potencialidades da agricultura familiar.

A ESALQ, a ONU e a agricultura familiar: artigo

Em vez da exploração de grandes propriedades rurais, uso intensivo de agrotóxicos, e foco na exportação de commodities, pesquisadores investem em uma agricultura que contribua, entre outras prioridades, para a proteção ambiental, para a oferta de alimentos saudáveis, para o desenvolvimento territorial equilibrado e para a dinamização de economias locais..

Forum SP 21 avalia Plano Diretor e política urbana de São Paulo

O Forum SP 21, que deverá ocorrer de 21 a 30 de setembro, está recebendo inscrições de trabalhos até o próximo dia 26/7. Patrocinado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e outras entidades de reconhecida atuação social, será um encontro on-line reunindo cientistas, profissionais, estudantes e sociedade civil para debater os rumos da cidade no século 21. As inscrições são gratuitas.

©2019-Paulo T. G. Paixão