Semana epidemiológica

« Back to Glossary Index

Existe hoje um consenso internacional sobre um período de tempo padrão para agrupar mortes e outros eventos epidemiológicos, conhecido como semana epidemiológica. A divisão dos 365 dias do ano em 52 ou 53 semanas epidemiológicas constitui o chamado calendário epidemiológico. Com isto é possível, por exemplo, comparar diretamente eventos epidemiológicos que ocorrem em um determinado ano, ou parte dele, com os ocorridos em anos anteriores, facilitando também a comparação entre países.

As semanas epidemiológicas começam no domingo, indo até o sábado seguinte. A primeira semana epidemiológica do ano, por definição, termina no primeiro sábado de janeiro, com a condição de que cubra pelo menos quatro dias no mês, mesmo que com isso comece em dezembro do ano anterior.

=> Do texto em inglês Epidemiological Calendar 2016: A basic element for the use of the time variable in health surveillance das organizações pan-americana e mundial de saúde; ver também o Calendário Epidemiológico 2020 e de anos anteriores usado no Brasil.

« Back to Glossary Index