Marginal Tietê

Governo e Prefeitura de São Paulo assinam protocolo pela privatização das marginais

“Lacunas” em meio a “desconfiança mútua”

O governador João Doria e o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, anunciaram ontem (27) a concessão das marginais Tietê  e Pinheiros  para a inciativa privada. Segundo informa a Folha, no entanto, além de uma desconfiança que existiria entre os dois relativa às próximas eleições municipais, o projeto ainda carece de esclarecimentos principalmente no que diz respeito a seus custos de investimento e manutenção:

O governador João Doria (PSDB) e o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciaram nesta quarta-feira (27) a concessão das marginais Tietê  e Pinheiros com investimento de até R$ 3 bilhões por 30 anos.

O projeto, em fase inicial, ainda está repleto de lacunas. A principal delas é como serão custeados manutenção, revitalização das vias e pontes e até construção de pista local na marginal Pinheiros.

A entrevista coletiva ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo, um dia depois de a Folha revelar o ambiente de desconfiança mútua entre os dois, uma vez que Doria cogita apoiar outros nomes além de Covas nas eleições municipais do ano que vem.

Projeto eleitoral estaria favorecendo o automóvel em vez do metrô

Ainda de acordo com a Folha,

Especialistas ouvidos pela Folha questionam a opção por fazer um investimento dessa magnitude em uma obra voltada principalmente a automóveis, em vez de gastar o dinheiro com metrô. Os resultados seriam visíveis em 2022, ano da eleição presidencial, que tem Doria como um dos cotados à disputa.

Gestão e manutenção por terceirizada em troca de remuneração direta

O Estadão já informa que

A ideia é que uma empresa terceirizada faça a gestão e manutenção das vias e suas pontes e viadutos em troca de uma remuneração paga pelo poder público inferior aos cerca de R$ 40 milhões que a Prefeitura já gasta, ao ano, para executar o serviço.

Sempre de acordo com o jornal, pedágios estariam descartados com a possível exceção do trecho urbano da Raposo Tavares, e a construção de mais uma faixa local na Marginal Pinheiros está prevista ao custo de R$ 3 bilhões. O futuro gestor também poderá explorar receitas acessórias, como publicidade, mas respeitando parâmetros da Lei Cidade Limpa.

Concessão prevista para operar no início de 2020

O Estado informa ainda que

A expectativa é que uma possível concessão seja publicada em 150 dias, com a realização da concessão no começo do ano que vem. Um chamamento público para receber propostas da modelagem econômica da empreitada foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta.

Entre os investimentos, há previsão de construção de mais uma faixa, local, na Marginal do Pinheiros. O total de recursos seria de R$ 3 bilhões.

Links:

Sem definição de fonte da verba, Doria e Covas anunciam concessão das marginais (Folha 28/2/19)

Prefeitura e Estado assinam parceria para conceder as marginais de SP (Estado 28/2/19)

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