14/02/2008: “Para Kassab, cracolândia não existe mais”

Este é o título de matéria publicada na Folha há mais de 9 anos.

“O prefeito Gilberto Kassab (DEM) afirmou ontem que a região conhecida como cracolândia, no centro de São Paulo, não existe mais, informa reportagem publicada nesta quinta-feira (14) na Folha de S.Paulo (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal). Segundo o prefeito, “hoje existe uma situação completamente diferente daquela que existia três anos atrás. Hoje é uma nova realidade”.

“Mas tanto na região onde a prefeitura iniciou um projeto de revitalização, quantos nas ruas ao redor, o consumo de drogas continua explícito. A Folha percorreu a região da Nova Luz, como Kassab prefere chamar, e flagrou dezenas de pessoas consumindo drogas”.

É só mudarmos o nome do prefeito para a matéria continuar absolutamente atual. E não para aí: em outra reportagem, “Demolição de imóveis inicia a revitalização da cracolândia” , publicada ainda antes (27/10/2007), o jornal informava que “A Prefeitura de São Paulo começou ontem as primeiras demolições na cracolândia, área degradada no centro da cidade que a administração municipal pretende revitalizar. De capacete de operário e cercado por fotógrafos e cinegrafistas, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) operou a escavadeira que derrubou os primeiros pedaços de um imóvel deteriorado na rua General Couto de Magalhães”.

Como se vê, originalidade, tanto no estilo quanto na proposta, é o que menos se pode encontrar nestas ações mais recentes na cracolândia.