Creches terceirizadas tem pior atendimento de acordo com Tribunal de Contas

Creche - SP
Foto Cesar Ogata – Fotos Públicas

Reportagem publicada na Folha de hoje, divulga auditoria do Tribunal de Contas do Município que aponta para piores condições de atendimento das creches terceirizadas quando comparadas com as sob gestão direta da Prefeitura. A matéria lembra que a terceirização é uma opção considerada tanto pela atual gestão municipal quanto pela anterior:

“As creches terceirizadas por meio de convênios –que são a aposta da gestão João Doria (PSDB) para expandir vagas na rede municipal de São Paulo– registram na média condições piores de atendimento, com maior proporção de alunos por educador, supervisão pedagógica deficiente e infraestrutura inadequada.

Esse tipo de unidade também foi priorizada pela gestão Fernando Haddad (PT) e já abriga mais de 80% dos alunos dessa etapa do ensino, para crianças de até 3 anos”.

Ainda de acordo com a reportagem, “a auditoria se refere a 2016, último ano da gestão petista, e foi finalizada em fevereiro deste ano, sob Doria”. Menciona ainda que

“Como a creche conveniada tem um menor custo para a prefeitura, a expansão de vagas por essa modalidade é a escolha de Doria para tentar atender as crianças que aguardam na fila (88 mil)”.

Gráficos também são publicados, mostrando que, no início de 2017, enquanto 57 mil crianças estavam sob os cuidados da rede direta, 231,8 mil estavam sob a rede conveniada, que, sempre de acordo com a matéria, não tem fins lucrativos. Outros comparações relevantes são indicadas, como número de alunos por professor (5,7 na rede direta contra 11,70 na rede pública) e salários menores na rede conveniada. A fila, em março de 2017, era de 88 mil crianças.

Link: Aposta da gestão Doria, creche por convênio tem qualidade em xeque.