Forum SP 21 avalia Plano Diretor e política urbana de São Paulo

O Forum SP 21, que deverá ocorrer de 21 a 30 de setembro, está recebendo inscrições de trabalhos até o próximo dia 26/7. O Fórum é patrocinado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e outras entidades de reconhecida atuação social como o Instituto dos Arquitetos do Brasil e a OAB. Será um encontro on-line reunindo cientistas, profissionais, estudantes e sociedade civil para debater os rumos da cidade no século 21 com foco no Plano Diretor e na política urbana do município. As inscrições são gratuitas.

Divulgação do site do evento

Avaliação do Plano Diretor e da Política Urbana de São Paulo
De 21 a 30 Setembro de 2021

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), o Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo (IAB-SP), o Centro de Estudos da Metrópole (CEM-USP/Cebrap), a Escola da Metrópole do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) e a Comissão de Direito Urbanístico da Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo (OAB-SP) irão promover o Fórum SP 21, um seminário de avaliação do Sistema Municipal de Planejamento de São Paulo, com foco no Plano Diretor e na Política Urbana do município, seus instrumentos, planos, programas e ações complementares, assim como seus impactos e repercussões vivenciadas na cidade no século XXI. O evento contará com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da Escola da Cidade e do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU).

O evento, de abrangência multidisciplinar, visa debater e sistematizar, a partir da apresentação de pesquisas, trabalhos, reflexões e experiências concretas, um amplo conjunto de avaliações amadurecidas que têm sido feitas sobre os instrumentos urbanísticos, planos, programas e projetos urbanos, com destaque para o Plano Diretor, formulados e implementados na cidade de São Paulo a partir do novo marco institucional criado pelo Estatuto da Cidade, aprovado há vinte anos, e que teve como desdobramento na cidade os planos diretores de 2002 e 2014, e o atual ordenamento urbanístico do município, organizado no Sistema de Planejamento.

Inscrições de trabalhos abertas até 26/07

Inscrições
1.1 – A inscrição é gratuita e deve ser feita através de formulário online.

1.2 – Podem submeter trabalhos tanto pessoas físicas como coletivos, movimentos, entidades e órgãos públicos.

1.3 – Os trabalhos devem ser submetidos por meio de resumos expandidos ou de vídeos.

1.4 – Os resumos expandidos ou vídeos deverão ser enviados até 26/07/2021 por meio do preenchimento de formulário de inscrição.

1.5 – Os resumos expandidos deverão ter entre 800 e 1.000 palavras, deverão ser submetidos por meio de um arquivo no PDF, por meio do formulário de inscrição, e deverá seguir as seguintes regras de formatação: fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento de linhas 1,5; alinhamento justificado; margens de 2 cm; Os resumos devem conter as seguintes informações: Título, Autor(es), instituição (se couber), email, até três temas onde se enquadra, destacando o 1º.

1.6 – Os vídeos deverão ter até três minutos e conter as seguintes informações: título, autor(es), instituição (se couber), e-mail, até três temas onde se enquadra, destacando o 1º. Os vídeos devem ser enviados por meio de link com senha de acesso por meio dos campos indicados no formulário de inscrição.

1.7 – A divulgação dos trabalhos selecionados pela Comissão Científica para apresentação será realizada no dia 13/08/2021, no site do evento e por meio de correspondência eletrônica para os endereços informados pelos(as) proponentes.

1.8 – O formato do Fórum SP 21 e sua programação deverão ser definidos após a seleção dos trabalhos e deverá ser divulgada até 30/08/2021.

1.9 – O evento será realizado integralmente de forma virtual que serão transmitidas ao vivo e ficarão gravadas para consulta posterior.

1.10 – Cada tema será sistematizado por uma relatoria, sob responsabilidade da respectiva Comissão Científica.

1.11 – Os resumos expandidos serão considerados para publicação nos Anais, enquanto os vídeos serão selecionados apenas para apresentação oral, podendo ficar disponíveis no site do evento.

1.12 – Os proponentes que desejarem ter seus artigos publicados nos Anais do Forum SP 21, deverão enviar os artigos completos até 20 de setembro de 2021, podendo a partir das contribuições dos debates revê-los até 30 de outubro.

1.13 – Os artigos completos deverão ter entre 5.000 e 7.000 palavras e seguir as mesmas regras de formatação dos resumos expandidos, contendo uma página inicial com título do artigo, resumo (100-250 palavras) e até 5 palavras-chave.

=> Ver mais detalhes no site.

=> Ver também: “Fórum SP 21” pretende refletir o que acontece na cidade de São Paulo.