Geosampa - mapa e dados urbanos de São Paulo

Geosampa – Plataforma cartográfica pública é aperfeiçoada.

A plataforma GeoSampa permite ao público em geral acessar dados cartográficos do Município de São Paulo. Pode ser baixada sem custo da Internet, no endereço geosampa.prefeitura.sp.gov.br.

Disponibilizada em abril de 2016, a ferramenta oferece uma ampla gama de serviços e informações, como o mapa cartográfico digital da cidade. Apresentado em diversas escalas, o mapa permite chegar ao mapeamento da ocupação urbana em nível de domicílios individuais e categorizados.

A imagem de abertura mostra, como exemplo, a região da Cracolândia, destacando sua ocupação por cortiços, em verde. Em amarelo, aparece também a favela do Moinho.

É possível também salvar imagens em arquivos dwg, que permitem a edição em Autocad, sendo que diversos dados são disponibilizados para uso profissional, como curvas de nível.

O mapeamento se baseia em imagens aéreas de 2004. Um tanto antigas, possivelmente devido aos custos envolvidos em atualizações. Estes podem ser consideravelmente reduzidos se forem utilizados satélites, mas podem gerar problemas legais. A respeito, ver o artigo A ilegalidade do IPTU que vem do espaço, publicada no jornal Valor Econômico de 2/8/2017.

Atualização

Uma nova atualização foi anunciada pela Prefeitura no final da semana passada, com a introdução da possibilidade de se medir áreas e ângulos:

“A plataforma GeoSampa, mapa digital da cidade em formato aberto, mantido pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), acaba de disponibilizar duas novas funções aos seus usuários. Agora será possível medir determinadas áreas (m2) e ângulos diretamente no mapa. Antes, só era permitido determinar distâncias”.

 

Links

Prefeitura disponibiliza base do IPTU em formato aberto no Geosampa

Novas funções do GeoSampa permitem a medição de áreas e ângulos diretamente do mapa digital da cidade

Vídeos