fab lab livre calendário/recorte

Lançado edital para manutenção da rede Fab Lab Livre SP

Edital para manutenção e operação da rede Fab Lab Livre aceita propostas até 30 de outubro

A Prefeitura de São Paulo lançou no dia último dia 7 edital de chamamento público para a operação e manutenção dos 12 laboratórios que formam a rede Fab Lab Livre SP:

“Para garantir a qualidade dos serviços oferecidos pela rede Fab Lab Livre SP, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, lançou neste sábado (07/10) edital de chamamento público para a seleção de organizações da sociedade civil interessadas em operar e manter, a partir de janeiro de 2018, os 12 laboratórios de fabricação digital dispostos na cidade.”

Além de infraestrutura para fabricação digital, a rede Fab Lab Livre disponibiliza outros equipamentos para a produção de objetos, como ferramentas de marcenaria.

As propostas deverão ser enviadas até 30 de outubro.

Fabricação digital: o que é

Fabricação digital é a técnica de produzir objetos a partir de modelos digitais. Da mesma forma que a partir de um arquivo de texto (.doc, .pdf, etc) um documento pode ser impresso em qualquer lugar do mundo, o mesmo é possível ser feito para objetos físicos utilizando-se a fabricação digital.

Ou seja, a fabricação digitalizada de um objeto permite que o mesmo seja reproduzido sem perda de qualidade em qualquer quantidade e lugar, processando o respectivo arquivo digital em uma impressora 3D ou equipamento equivalente.

Além de dar maior flexibilidade para o teste de protótipos, a tecnologia permite grande diminuição de custos, uma vez que reduz o transporte e distribuição de produtos acabados.

O mesmo se aplica para despesas de armazenamento, pois estoques são substituídos por modelos digitais que podem ser acionados em função das variações de demanda. Dispensa ainda a produção intermediária de moldes, o que significa mais redução de custos.

A rede Fab Lab Livre

A rede Fab Livre é um projeto da Prefeitura de São Paulo iniciado no início de 2015. Como informa o site da rede,

“O Fab Lab Livre SP é uma rede de laboratórios públicos – espaços de criatividade, aprendizado e inovação acessíveis a todos interessados em desenvolver e construir projetos. Através de processos colaborativos de criação, compartilhamento do conhecimento, e do uso de ferramentas de fabricação digital, o Fab Lab Livre SP traz à população de São Paulo a possibilidade de aprender, projetar e  produzir diversos tipos de objetos, e em diferentes escalas.

Os laboratórios são equipados com impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de recorte, fresadoras CNC, computadores com software de desenho digital CAD, equipamentos de eletrônica e robótica, e ferramentas de marcenaria e mecânica. Os Fab Labs Livre SP contam com uma equipe dinâmica que incentiva o aprendizado compartilhado e a criatividade através do fazer, realizando cursos e orientando o desenvolvimento de projetos.”

Parte do Movimento Maker

A rede Fab Lab Livre pode ser vista como parte do chamado Movimento Maker, que é um estímulo à cultura do faça-você-mesmo utilizando tecnologias modernas. Responsável por exemplos marcantes, como a criação do computador Apple, o movimento é visto como um possível precursor de uma imensa revolução industrial. Segundo a Wikipédia, por exemplo,

“O Movimento Maker é uma extensão da cultura Faça-Você-Mesmo ou, em inglês, Do-It-Yourself (ou simplesmente DIY). Esta cultura moderna tem em sua base a idéia de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos.

[…]

A realidade é que este tipo de cultura já existia há décadas e foi responsável pela criação e evolução de indústrias inteiras como foi o caso da indústria dos computadores pessoais que teve suas origens no Homebrew Computer Club, ou Clube dos Computadores Caseiros. Foi no Homebrew Computer Clube que Steve Jobs e Steve Wozniak apresentaram pela primeira vez o Apple I.

Hoje em dia, com a chegada e popularização de tecnologias de construção super sofisticadas como a impressão 3D […] o Movimento Maker pode ser apenas o início de uma revolução industrial de proporções gigantescas e bastantes profundas para nossa sociedade.”

Localização

Maiores informações

Maiores informações sobre cursos e projetos em andamento, horários, equipamentos, etc. podem ser obtidas no site Fab Lab Livre SP.

Link:

Prefeitura lança edital de chamamento público para manutenção da rede Fab LabLivre SP (Prefeitura 10/10/2017)

Ver também:

O que é a Fabricação Digital? (Designoteca)

Oficinas em São Paulo revelam inventores  (Estado 14/10/2017)

Em SP, impressão 3D pode ser testada a baixo custo (Estado 16/04/2017)

São Paulo ganha laboratórios para fabricar ‘quase tudo’ (Estado 4/4/2016)

São Paulo vai ganhar laboratórios com impressoras 3D gratuitas neste ano (Folha 24/02/2015)