Marginais: acidentes com vítimas aumentam 56% no primeiro trimestre

O blog da Polícia Militar de São Paulo informa que, nos primeiros três meses deste ano, a corporação atendeu 367 acidentes de trânsito com vítimas, nas Marginais dos Rios Tietê e Pinheiros.  Foram 133  acidentes a mais que em 2016, o que representa um aumento de 56%, quando comparados com o mesmo período do ano anterior.

Por outro lado, o prefeito João Doria, segundo reportagem da Folha publicada domingo dia  7 de maio, afirmou que “não há nenhuma correlação entre o aumento da velocidade nas marginais e o número de acidentes”, fazendo referência a sua controvertida decisão de aumentar a velocidade máxima das marginais logo no início de sua gestão.

Com isso ignorou a Nota Técnica 251 de um órgão da própria prefeitura, a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, entitulada “Benefícios Imediatos da Redução das Velocidades Máximas Permitidas – O caso das Marginais Tietê e Pinheiros” e publicada em 2016, que demonstra exatamente o contrário.

A Nota é uma análise detalhada mostrando a correlação entre a redução recente de velocidade nas marginais e a redução de acidentes, concluindo que “as ações de segurança de trânsito efetuadas e potencializadas pela redução da velocidade máxima permitida na cidade de São Paulo impactaram decisivamente na queda dos índices de acidentalidade, fatalidade e gravidade dos acidentes nas Marginais e no restante da cidade”.

O estudo cita ainda que as medidas de redução de velocidades máximas permitidas nas vias públicas de São Paulo visando a redução de acidentes seguiram orientação da ONU, por sua vez baseada no mesmo tipo de evidência.

Para ler o documento clique aqui.