Road show para estrangeiros (vídeo)

“Road Show” para estrangeiros

A nova administração municipal de São Paulo está procurando agir com a maior rapidez possível para transferir o controle dos bens públicos municipais para o setor privado dando clara preferência ao capital externo. Uma evidência disto é um vídeo, divulgado assim que tomou posse, claramente formatado para audiências no Exterior. Tendo por slogan “O maior programa de privatização da história de São Paulo”,  é “orgulhosamente” (“proudly”) apresentado pela Prefeitura. Seguem algumas imagens e destaques. O vídeo na íntegra é mostrado no final do texto.

Brasileiros de fora – O “road show” é exclusivo para estrangeiros e inacessível para a maioria dos brasileiros, uma vez que está em inglês e sem legendas. Se destina a atrair investidores lá fora para assumir o controle dos principais e mais tradicionais ativos do município, como o Parque do Ibirapuera, o Anhembi (Sambódromo inclusive), o Mercado Municipal, o Pacaembu e o Autódromo de Interlagos. Também são incluídos terminais de ônibus, prédios públicos, iluminação pública e até serviços funerários.

Promessas e vitrine – Este vasto patrimônio é colocado como uma oportunidade única de negócios, e todo cuidado é tomado para passar a imagem de uma cidade limpa e urbanizada. Tudo isso sob promessas de baixo custo, pouca burocracia, rapidez, transparência e segurança jurídica. O vídeo procura vender a idéia de um polo de negócios dinâmico e próspero, para onde convergem bilionários em busca de novas oportunidades, procurando aproximá-lo de uma imagem própria das metrópoles mais ricas e desenvolvidas do primeiro mundo.

A professora Raquel Rolnik, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, por exemplo, assinala em seu blog  que “A imagem transmitida é a da São Paulo corporativa, meca do consumo e dos negócios, o lugar de moradia e circulação do 1% rico e poderoso. Não por acaso, no vídeo não aparecem negros e negras, não aparecem jovens, não aparecem ciclistas, grafites e pixações.”

Veja o vídeo na íntegra