Câmara inicia a discussão da venda do Anhembi

Projeto de lei autoriza a venda da participação da Prefeitura na SPTuris

Iniciaram-se na quarta feira (6/9) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de São Paulo as discussões do projeto de lei 582/2017 encaminhado no dia 31/8 pelo Executivo. O PL 582 estabelece, em uma página e meia, as regras para “a alienação da participação societária detida pelo Município de São Paulo na São Paulo Turismo S.A. (SPTuris)”, que é dona do Anhembi.

Complexo do Anhembi, Sambódromo e Interlagos

Como informa seu site, a SPTuris tem por função administrar o Anhembi e o Autódromo de Interlagos, organizar eventos e procurar “meios de atender cada vez melhor os turistas.” As discussões do PL 582 têm envolvido somente a privatização do Anhembi. Menções a Interlagos têm se resumido a indicar que sua privatização se dará via projeto de lei posterior.

Complexo do Anhembi
Complexo do Anhembi

60 dias reservados para o Carnaval

Para o Carnaval, a Prefeitura prevê no Projeto a disponibilidade gratuita de 60 dias por ano:

Art. 4º Para a realização do Carnaval, a Prefeitura do Município de São Paulo terá o direito de utilizar gratuitamente a quadra 283 (duzentos e oitenta e três) do imóvel, na qual estão localizados o Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo – Sambódromo áreas de concentração e dispersão de escolas de samba, mediante a instituição de ônus real ou concessão de direito de uso pela SPTuris ou sucessora.

Parágrafo único. A utilização prevista no “caput” deste artigo será de 60 (sessenta) dias por ano, consecutivos ou não, conforme programação prévia a ser enviada pela Prefeitura à SPTuris ou à sua sucessora.”

Protestos: falta de detalhes e transparência

Mais uma vez a oposição protestou em relação à falta de detalhamento e à forma vaga das regras de venda como no projeto de lei. E, à exemplo do que já teria acontecido com  o Pacaembu, a pressa na condução das votações. Como informa o portal da Câmara, o vereador Reis (PT) pediu vistas para analisar melhor a ideia da Prefeitura.

Plebiscito

Na mesma reunião da CCJ foi colocado em discussão mais uma proposta de plebiscito sobre as privatizações, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 51/2017.

Link:

Venda da SPTuris e plebiscito para concessões são discutidos na CCJ

Matérias relacionadas

Prefeitura pretende vender ativos que dão lucro

Lançada campanha por plebiscito sobre as privatizações