Exposição: Peter Scheier, o fotógrafo que observou São Paulo

Desembarcado no Brasil em 1937 com perspectiva de trabalho apenas em um frigorífico e como vendedor de cúpulas de abajur, Peter Scheier (1908-1979) não imaginava que se tornaria um dos fotógrafos mais importantes do século 20. Seu sucesso faz com que suas obras estejam presentes até hoje em grandes instituições, como o Masp e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, a FAU-USP. Além do Instituto Moreira Salles, que não só tem um acervo com cerca de 35 mil negativos, como também inaugura no dia 25 de janeiro o Arquivo Peter Scheier, exposição dedicada ao fotógrafo.

[…]A carreira do fotógrafo se inicia em meados de 1940 com a abertura do Foto Studio Peter Scheier, onde ele começa fazendo retratos e organizando eventos sociais. Já nos anos 1950, ele ganha especial notoriedade ao registrar situações como a 1º Bienal de São Paulo e a construção de Brasília.

=> Peter Scheier, o fotógrafo que observou São Paulo (Jornal da USP 23/01/19)

 

A exposição se inicia hoje, 25 de janeiro, às 11h, junto com outras atividades do aniversário de São Paulo, e fica até o dia 24 de maio no Instituto Moreira Salles – Av. Paulista, 2424 – Galeria 3. A entrada é gratuita.