28/03/2017- São Paulo- SP, BRasil- CBF Social - "Seleção na Minha Cidade" em São Paulo - Festival de Futebol reuniu mais de 200 crianças de projetos sociais no Pacaembu Foto: Ricardo Stuckert / CBF

Pacaembu: esporte, cultura e lazer gratuitos para residentes em SP

28/03/2017- São Paulo- SP, BRasil- CBF Social - "Seleção na Minha Cidade" em São Paulo - Festival de Futebol reuniu mais de 200 crianças de projetos sociais no Pacaembu Foto: Ricardo Stuckert / CBF
28/03/2017- São Paulo- SP, BRasil- CBF Social – “Seleção na Minha Cidade” em São Paulo – Festival de Futebol reuniu mais de 200 crianças de projetos sociais no Pacaembu

Complexo Esportivo do Pacaembu

Se formos ao site da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura, e procurarmos por “Pacaembu”, vamos nos deparar com a seguinte informação:

Complexo esportivo atende público de todas as idades”

“O Pacaembu não é só futebol. Dentro do estádio funciona um complexo esportivo que atende o munícipe de forma gratuita. A estrutura oferecida inclui:

– Piscina olímpica aquecida com arquibancada para 2.500 pessoas;
– Ginásio poliesportivo coberto com capacidade para abrigar 2500 espectadores;
– Ginásio de saibro coberto para tênis com assento para 800 pessoas;
– Quadra externa de tênis com arquibancada para 1.500 pessoas;
– Quadra poliesportiva externa com iluminação;
– Três pistas de Cooper com 500, 600 e 860m, respectivamente;
– Duas salas de ginástica;
– Posto Médico”.

Além dos equipamento esportivos, 18 modalidades de aulas e atendimento gratuitos são disponibilizadas, como natação, judô, atividade recreativa e cultural, avaliação física, dança de salão, yoga e condicionamento físico.

Basta ser residente em SP

Se ligarmos no telefone indicado, 3664-4650, seremos informados que, para ser sócio e ter acesso gratuito a todos estes equipamentos, basta ser residente em São Paulo. Não por acaso, pois um de seus objetivos foi fixado como “promover a educação e prática esportivas, sobretudo da comunidade paulistana sem acesso aos clubes privados”, como consta na justificativa do Projeto de lei 364, publicada no Diário Oficial de 7/6, pg.68, que disciplina a concessão do Pacaembu à iniciativa privada. O Complexo Esportivo do Pacaembu, assim, traz retornos de valor inestimável para a população paulistana, que mais que justificam os custos de R$ 9 milhões que a atual gestão municipal afirma querer cortar com a sua privatização.

Retornos financeiros precisam ser avaliados com cuidado

Mesmo em termos financeiros, os retornos difusos de um complexo como o do Pacaembu, no que diz respeito à redução da marginalização, da criminalidade, e à melhoria da saúde pública, áreas que oneram pesadamente o erário municipal, precisariam ser devidamente considerados na avaliação financeira de seus custos e benefícios, com o potencial de trazer resultados surpreendentes.

Instalações e serviços continuarão gratuitos?

Resta saber, então, se um futuro gestor privado será obrigado a manter todos estes serviços e instalações disponíveis gratuitamente para a população, o que, por enquanto, não está formalmente estabelecido em lugar nenhum. Pelo contrário,  o texto do PL364, que disciplina a concessão do Pacaembu à iniciativa privada, não passa de uma página, se restringindo a delegar ao Executivo autoridade para efetivar a concessão, sem especificar quaisquer condições para que seu uso continue a privilegiar a cultura e o esporte público e gratuito, seus objetivos maiores.