Aprovada concessão do Pacaembu ao setor privado

Após negociação com o prefeito, os vereadores aprovaram ontem à noite (30/8), por 42 votos favoráveis e 12 contrários, a concessão do Pacaembu ao setor privado por 35 anos. O primeiro projeto do Plano Municipal de Desestatização segue agora para a sanção do prefeito.

pacaembu sp - painel da segunda votação
pacaembu sp – painel da segunda votação

Pacaembu poderá ser usado para shows e espetáculos

Shows e espetáculos serão permitidos, mediante a elaboração de um Plano de Intervenção Urbana (PIU) para “alargar calçadas, mitigar impactos de trânsito, instalar paraciclos e pontos de aluguel de bicicletas, entre outras melhorias urbanísticas”, segundo informa o blog da Câmara Municipal.

Existe no entanto aí um problema pois, segundo o jornal Estado de São Paulo, “a realização de shows no estádio é alvo de uma disputa na Justiça entre a Prefeitura e a associação de moradores Viva Pacaembu há mais de dez anos”.

Segundo vereadores da situação, também deverá ser respeitada a atual legislação de tombamento histórico do imóvel e ser mantida pública a Praça Charles Miller, endereço do estádio.

Hotel, cinema e prédio comercial

O blog da Câmara informa ainda que, segundo vereadores que votaram contra, as salvaguardas introduzidas, na realidade, já são previstas em lei, e o projeto continua vago. Há temores também quanto à possibilidade de demolição do clube existente para a construção de hotel, cinema e prédio comercial dentro das dependências do estádio.

A respeito, de acordo com o Estado,

“Cinco projetos para o Pacaembu já foram apresentados por consórcios formados por empresas privadas e estão sob análise dos órgãos de proteção ao patrimônio municipal, Conpresp, e estadual, Condephat. A maioria das propostas prevê o uso do estádio e ou de prédios que serão construídos dentro do complexo para a realização de eventos culturais e entretenimento.

Os órgãos de proteção ao patrimônio vão apontar o que poderá ou não ser feito. O Estado apurou propostas que prevêm a demolição do tobogã para a construção de um espaço cultural, de restaurantes e até de quartos de hotel devem ser autorizados para seguir adiante, assim como a cobertura de parte do estádio.”

Gratuidade

Segundo o Estado, a gratuidade será mantida, mas só para quem frequenta o clube atualmente.

Links

Vereadores aprovam concessão do Pacaembu por 35 anos (Câmara)

Com aval para shows, Câmara de SP aprova concessão do Pacaembu (Estado)

Matérias relacionadas

Pacaembu: hotel, shopping center, restaurantes e cinemas?

De madrugada, projeto de concessão do Pacaembu é aprovado em primeira votação

Pacaembu: esporte, cultura e lazer gratuitos para residentes em SP