O Ibope divulgou na última quarta feira (20/9) uma pesquisa que mostra piora generalizada da avaliação pela população paulistana dos serviços ligados à mobilidade urbana durante a gestão Doria.
Alguns dos itens pesquisados relativos à evolução da qualidade da mobilidade urbana na cidade, em uma escala de 0 a 10, são mostrados na tabela. O que já era mal avaliado na gestão Haddad, que em 2016 não conseguiu avaliação superior a 5,5 em nenhum item, agora piorou ainda mais, uma vez que não foi ultrapassada a marca de 4,4.
2009 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | |
Quantidade de faixas de pedestres | 4,5 | 4,9 | 5,3 | 5,5 | 4,4 |
Sinalização para pedestres | 4,6 | 4,7 | 4,7 | 5,0 | 4,0 |
Transporte público de uma maneira geral | 4,8 | 4,5 | 4,5 | 5,1 | 3,8 |
Tempo gasto para se deslocar na cidade | 4,1 | 4,1 | 4,0 | 4,2 | 3,4 |
Controle da poluição do ar | 2,8 | 3,4 | 3,1 | 3,5 | 2,8 |
A situação do trânsito na cidade | 2,8 | 3,5 | 2,9 | 3,2 | 2,7 |
Chama a atenção a queda da avaliação do transporte público em geral, de 5,1 em 2016 para 3,8 em 2017, e do controle da poluição do ar, de 3,5 para 2,8. Chama também a atenção a queda da avaliação do trânsito na cidade para 2,7.
Outros resultados importantes são o de que ¾ são contra a retirada dos cobradores de algumas linhas de ônibus e 61% dos entrevistados são contra a concessão do sistema de bilhete único para o setor privado.