Mais de 90% aprovam experiência de "Rua Completa" em São Paulo

Mais de 90% aprovam experiência de “Rua Completa” em São Paulo

Mais de 90% dos usuários aprovam a Rua Completa Joel Carlos Borges de São Paulo

(Ver também: Prefeitura mostra descaso para a proposta de ruas completas)

Quem informa é a WRI (World Resources Institute) Brasil:

A implementação de uma Rua Completa é uma conquista a ser celebrada em uma cidade. Um projeto que chega a se tornar realidade é uma indicação de que a mobilidade urbana da região está sendo pensada em prol do uso mais democrático do espaço e da segurança de todos os seus usuários. Mesmo assim, medir o impacto dessas intervenções é de vital importância para orientar futuras ações no local. A primeira Rua Completa de São Paulo, a Rua Joel Carlos Borges, no Brooklin, passou por uma avaliação dois meses após sua implantação, a qual concluiu que 92% dos usuários da via aprovam o projeto e acreditam que as mudanças são benéficas.

A intervenção na Rua Joel Carlos Borges foi implementada pela Prefeitura Municipal de São Paulo em setembro de 2017 e é a primeira rua completa do projeto da Rede Nacional Para a Mobilidade de Baixo Carbono. O estudo de impacto foi desenvolvido pelo Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e utilizou uma metodologia própria que compara o efeito das mudanças na Rua Joel com o impacto em uma rua de controle, que não foi alterada, a Rua Gomes de Carvalho. Essa segunda via foi escolhida pelas suas características semelhantes a Rua Joel. O método tem o objetivo de, ao incluir a análise de contra factuais dos indicadores, fortalecer a atribuição dos resultados do estudo à intervenção na rua Joel e não a outros fatores circunstanciais.

A elaboração dos questionários foi coordenada pelo LABMOB, junto ao WRI Brasil e em parceira com a ONG Cidade Ativa. A aplicação do estudo em campo foi feita pelas equipes do Cidade Ativa e do Metrópole 1:1. A pesquisa utilizou três métodos de coleta de dados: questionários para passantes e comerciantes, formulários para coletar informações sobre o ambiente construído e medições de fluxos, travessias e permanências. Victor Andrade, coordenador do LABMOB, afirma que esse tipo de estudo possibilita a coleta de dados e uma análise acurada que traz subsídios para uma avaliação da eficiência e eficácia de projetos urbanos. “É possível avaliar se o dinheiro público investido em determinado projeto urbano alcançou as expectativas esperadas ou não e qual foi o seu retorno para a cidade e a sociedade”, ressalta.

As entrevistas realizadas constataram que 92% das pessoas que circulam pela Rua Joel Carlos Borges aprovam a intervenção e acreditam que seu impacto é benéfico. Sobre os elementos da intervenção que foram destacados pelos entrevistados, os principais foram as faixas verdes – espaços de 1,5 metro a 2 metros de largura e que aumentaram de 29% para 70% o espaço viário designado exclusivamente para os pedestres –, seguidas pelo aumento de espaço do pedestre e pelos balizadores.

Ao comparar as respostas em relação à percepção de segurança na via, 80% das pessoas que passam pela Rua Joel consideram a via segura, enquanto apenas 49% dos passantes entrevistados na Rua Gomes de Carvalho dizem se sentir seguros.

[…] A intervenção na Rua Joel Carlos Borges é fruto da parceria entre WRI Brasil e Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito. Para aprender mais sobre os princípios e benefícios de Ruas Completas, confira a série de Seminários Online Ruas Completas.

=> Rua Completa de São Paulo tem 92% de aprovação (WRI Brasil 18/12/2018)

=> Ver também Mais de 90% dos usuários aprovam a Rua Completa de São Paulo (FNP 08/01/19)

Localização

Rua completa Joel Carlos Borges mapa

 

Importância da medição de impacto

Segundo a WRI Brasil

A medição de impacto é uma etapa indispensável para que uma Rua Completa seja implementada com sucesso e de fato atenda às necessidades da população. Como não existe um modelo único de Rua Completa, o processo se torna ainda mais necessário: para garantir que as diferentes intervenções sejam eficazes e positivas, é fundamental conhecer os cenários de antes e depois das mudanças e avaliar os impactos do projeto na prática.

As Ruas Completas variam conforme as necessidades locais e o tipo de uso de cada rua. Assim, podem apresentar diferentes elementos e características dependendo do contexto em que estiverem inseridas, mas o objetivo é o mesmo: promover uma divisão equilibrada do espaço da via entre os diferentes meios de transporte e criar um ambiente em que todos, independentemente de suas condições de mobilidade, possam circular com conforto e segurança. 

As intervenções feitas em uma Rua Completa – ampliação das calçadas, criação de rotatórias ou ilhas de refúgio, extensões de meio fio, entre outras possibilidades – influenciam a maneira como as pessoas se deslocam e interagem com o ambiente ao seu redor. Por isso medir os impactos dessas mudanças é tão importante. E as cidades que já implementaram ou estão implementando seus projetos devem trabalhar também nessa etapa. É o que vem sendo feito em São Paulo, Porto Alegre e Juiz de Fora, por exemplo.

=> Antes e depois: medição de impacto em 3 cidades que estão implementando Ruas Completas (WRI Brasil 24/06/19)

O que são ruas completas

Sempre de acordo com a WRI Brasil

O conceito de Ruas Completas propõe repensar o desenho viário do último século – e ainda em prática no Brasil –, baseado em soluções para o tráfego de veículos e não para o uso das pessoas. Integrar o planejamento do uso do solo com o da mobilidade torna os projetos, a construção e a operação das redes de transporte mais eficientes e seguras. Esse ambiente ajuda a desenvolver a economia local, abre espaço para a mobilidade ativa e traz benefícios para o meio ambiente. A rua se torna mais completa quando atende às suas vocações como espaço público de convivência e como via de movimentação segura para todos os seus usuários.

O WRI Brasil e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que iniciaram esse movimento em 2017, promovem o desenvolvimento e a implantação de projetos e políticas de Ruas Completas. Através da Rede Nacional Para a Mobilidade de Baixo Carbono, composta atualmente por 20 cidades, o conceito se materializa em projetos-piloto que terão seus impactos medidos e documentados.

=> Ruas Completas (WRI Brasil)

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