Russia anuncia para outubro vacinação em massa contra a covid-19

Russia anuncia para outubro vacinação em massa contra a covid-19

Ministro da saúde russo anuncia para outubro vacinação em massa contra a covid-19

Segundo a agência Reuters, o ministro da saúde russo, Mikhail Murashko, informou que o Instituto Gamaleya, entidade estatal de pesquisa sediada em Moscou, completou os procedimentos clínicos necessários para a produção de uma vacina contra a covid-19, e está agora preparando a documentação necessária para seu devido registro. O plano é iniciar a vacinação em massa em outubro, devendo ser dada prioridade a trabalhadores dos serviços de saúde.

Ainda de acordo com a reportagem, mais de 100 possíveis vacinas estão sendo desenvolvidas no mundo contra a covid-19, e pelo menos 4 estão na fase final de testes em humanos.

Butantan busca a aplicação em massa para janeiro de 2021

Já no Brasil, o governador de São Paulo, João Doria, na live diária que vem protagonizando sobre o andamento da pandemia no Estado, declarou no dia 27 de julho que, salvo acidentes de percurso, o Instituto Butantan estará iniciando a fabricação da vacina, em parceria com a empresa chinesa Sinovac,  em dezembro, visando aplicações em massa a partir de janeiro do ano que vem. O Butantan, que no momento testa a vacina em humanos, mantém um site específico sobre o assunto, que fornece inclusive informações para a inscrição de voluntários para a atual fase de testes, os quais devem ser selecionados somente entre trabalhadores do sistema de saúde.

Ministra alemã fez declarações na contramão

Na contramão, em outra reportagem recente, a Reuters publicou nota sobre outras declarações, desta vez da ministra da pesquisa da Alemanha, Anja Karliczek, em que afirmou que é improvável que uma vacina contra a covid-19 esteja disponível para aplicação em massa antes de meados do ano que vem.

Repetindo o Sputnik?

Sempre de acordo com a Reuters, o anúncio do ministro russo vem em meio a alegações, por parte de algumas fontes da mídia, segundo as quais possivelmente a Russia estaria queimando etapas para colocar o prestígio nacional acima da ciência e da segurança, em uma tentativa de repetir o sucesso do lançamento do Sputnik, primeiro satélite artificial da história.

O tempo dirá se estão corretas ou não.

Ver reportagens

=> Russia preparing mass vaccination against coronavirus for October (Reuters 01/08/2020)

=> Germany: Coronavirus vaccine unlikely to be widely available before mid-2021 (Reuters 29/07/2020)

Textos em português

=> Rússia deverá iniciar vacinação em massa contra COVID-19 em outubro (Sputnik 01/08/2020)

=> Covid: vacina disponível antes de meados de 2021 é improvável, diz Alemanha (UOL 29/07/2020)