FAPESP divulga plataforma para mapeamento socioeconômico de São Paulo

A  Agência FAPESP informa:

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) desenvolveu uma nova plataforma que permite a qualquer interessado verificar em mapas e gráficos interativos os números absolutos e relativos sobre como se distribuem distintos grupos populacionais na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

Intitulada ReSolution, acrônimo para Resilient Systems for Land Use Transportation (Sistemas Resilientes para Transporte Terrestre), a inovação acaba de ser lançada e pode ser consultada em http://200.144.244.157:8000/resolution. O CEM é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP.

Os indicadores se baseiam no Censo 2010 do IBGE. A Pesquisa Origem e Destino 2007 do Metrô de São Paulo também foi utilizada. Além de São Paulo, os levantamentos também foram feitos para Londres, de maneira a permitir análises comparativas.

97 variáveis 

O portal ReSolution apresenta 97 variáveis absolutas e relativas. Uma delas é a concentração da população branca, amarela, parda e negra na RMSP, informada por meio do indicador cor-etnia. Na região central de São Paulo, por exemplo, nota-se que pretos e pardos se localizam predominantemente no entorno dos bairros São Joaquim, Baixada do Glicério, Praça da Sé, Parque D. Pedro, São Bento e Luz, enquanto a população branca se concentra no chamado “centro expandido”, como Consolação, Pacaembu, Higienópolis e Jardim Paulista. A plataforma proporciona a visualização simultânea no mapa e no gráfico correspondente. Permite ainda selecionar dinamicamente locais no mapa ou no gráfico e fazer consulta específica clicando na região de interesse para maiores detalhes.

Organização por temas facilita a navegação

Estas 97 variáveis são organizadas em torno de 8 temas:

  1. Demografia
  2. Raça e Imigração
  3. Religião
  4. Educação
  5. Renda e Trabalho
  6. Segregação
  7. Acessibilidade

A figura introdutória ilustra como os dados podem ser acessados no mapa. No caso, a variável é a renda domiciliar per capita, dentro do tema Renda e Trabalho. O detalhe abaixo mostra o valor de 11,01 salários mínimos em localidade selecionada na Vila Mariana.

Acesso ao Emprego

Uma variável bastante relevante sob o tema Acessibilidade é o Acesso ao Emprego, a qual evidencia uma enorme diferença nas oportunidades de ocupação para quem mora no centro e quem mora na periferia da cidade. A matéria mostra, como exemplo, que, enquanto  um morador da região da Paulista tem acesso à ordem de 1,3 milhões de postos de trabalho, para um da cidade Tiradentes este número é cem vezes menor para o mesmo tempo de uso de transporte público:

Uma pessoa que more no entorno do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na avenida Paulista, por exemplo, tem a seu alcance mais de 1,3 milhão de postos de trabalho, em um raio de distância que pode ser percorrido em 30 minutos com transporte público. Nos mesmos tempo e distância, um morador do entorno do Conjunto Habitacional Inácio Monteiro, em Cidade Tiradentes, bairro da zona leste da capital, tem acesso potencial a 100 vezes menos empregos – pouco mais de 13 mil postos de trabalho ao seu alcance.

As duas figuras a seguir mostram o mapeamento dos dois casos:

Ver também…