Tecnologia 5G enfrentando dificuldades no Brasil enquanto a 6G avança no mundo

De acordo com pesquisador da Poli-USP enquanto a tecnologia 6G, que chega a volumes de transmissão de dados 10 a 100 vezes maiores que a 4G e a 5G, já está em avançada discussão no mundo, a implantação da 5G no Brasil enfrenta problemas de financiamento de pesquisas além dos impactos negativos nas cadeias de suprimento de implementos eletrônicos causadas pela guerra da Ucrânia


TRANSCRIÇÃO DO JORNAL DA USP

Tecnologia 5G ainda está em implementação no Brasil e vários países já falam na 6G

Marcelo Zuffo diz que a quinta geração ainda está passando por uma normatização, em especial no Brasil, que poderia ter participado mais ativamente na padronização dessa tecnologia

 Publicado: 20/06/2022

Jornal da USP no Ar 1ª Edição conversou com o professor Marcelo Zuffo, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica (Poli) da USP e Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), que vem coordenando pesquisas e desenvolvimentos na área de meios eletrônicos interativos.

O professor começa destacando que ainda existem “alguns percalços” com a implementação do 5G no Brasil e que, em relação à tecnologia 6, teríamos que resolver algumas problemas fundamentais, ao destacar a questão do arcabouço tecnológico que será utilizado e a indefinição dos domínios, a depender do sucesso ou fracasso da tecnologia no mundo. 

A forma como o 6G se destaca em relação às tecnologias anteriores está no volume de transmissão de dados, que poderia ser “no mínimo 10 a 100 vezes maior” em relação ao 4G e ao 5G. Justamente por isso, questões de ordem dos domínios e padronização das aplicações da ferramenta podem ser os maiores impeditivos para que ela chegue rápido no País. 

Marcelo Zuffo – Marcos Santos/USP Imagens

A padronização depende de discussões e participação de diversos países, já que a área apresenta uma competição “bastante acirrada”. Nações como Estados Unidos, Japão, China e alguns países europeus disputam milimetricamente cada espaço de discussão em fóruns tecnológicos, estando “em jogo bilhões de reais de patentes e projeção tecnológica de um país em relação ao outro”, complementa Zuffo. 

Barreiras na implementação 

A quinta geração ainda está passando por uma normatização, em especial no Brasil, que, na opinião do professor, poderia ter participado mais ativamente na padronização dessa tecnologia. Ele diz, ainda, que a problemática no financiamento de pesquisas científicas no País, somada ao contexto de pandemia e de guerra na Ucrânia, tem gerado uma “confusão muito grande nas cadeias globais e suprimentos de eletrônicos”, impactando de forma muito negativa a implantação do 5G. 

Ainda não havendo definição da agenda dessa geração, levará mais algum tempo para que o 6G passe do quadro incerto para ser colocado em prática. O professor lembra ainda que isso configuraria um cenário complexo, porque não envolve só a internet: “A humanidade precisa muito de comunicação e internet de qualidade. E essa demanda e a vontade da sociedade consumir fazem com que esse cenário seja complexo, porque há a competição em torno da temática, seja por corporações tecnológicas, seja pelas ideias com que a sociedade humana consome essa tecnologia”. 

Ver a matéria original => Tecnologia 5G ainda está em implementação no Brasil e vários países já falam na 6G

Tags

Anhembi Bilhete Único Coronavirus Covid19-Dados Cracolândia Cultura Cursos Câmara Municipal Desenvolvimento Desigualdade Doações Educação Enchentes Habitação História Ibirapuera Interlagos Legislação LT Ibirapuera LT Licitação de ônibus LT Pacaembu Meio ambiente Mercados e sacolões Mobilidade urbana Mobilizações Ocupação do solo Orçamento-PrefeituraSP Pacaembu Parques Participação popular Pendências judiciais Pesquisa e tecnologia Planejamento População Programa de Metas Saúde Segurança Serviço Funerário SP Negócios Terminais de ônibus Transparência Transporte Trânsito Zeladoria Álvaro