Áreas de Risco: sistemas de alerta em caráter permanente constituem decisão oportunista, desumana e cruel, artigo de Álvaro Rodrigues dos Santos

Pesquisadores propõe soluções para integrar cidades com a natureza

Matéria do Jornal da USP em 16/08 relata soluções propostas por pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos e do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP em São Carlos visando a melhor integração do meio urbano com a natureza e a redução de enchentes.

Infraestrutura verde

A partir de estudos sobre o comportamento de uma microbacia hidrográfica do município de São Carlos, diversos cenários alternativos de intervenção foram analisados com o objetivo de estabelecer a melhor forma de enfrentamento de enchentes resultantes de processos de urbanização. Em conclusão, foram propostos “serviços hidrológicos fornecidos por infraestruturas verdes“.

Segundo a matéria

O objetivo do trabalho foi reunir pesquisas e outros referenciais teóricos já existentes sobre a microbacia e analisar cenários para averiguar quais seriam as melhores alternativas de intervenções. Considerando os fatores ambientais, sociais e econômicos da região, as medidas passíveis de serem implementadas envolvem a priorização de serviços hidrológicos fornecidos por infraestruturas verdes, como a construção de biovaletas (depressões lineares formadas por vegetação) para aumentar a infiltração de água no solo e evitar o escoamento superficial, renaturalizando o ciclo da água e amenizando os impactos dos processos de urbanização acelerada. Outras intervenções apontadas pelo estudo são:

  • Reflorestamento, descompactação dos solos e armazenamento de vazão;
  • Adequações de áreas de estacionamento;
  • Instalações de telhados verdes e alternativas similares;
  • Ações de arborização;
  • Construções de corredores verdes, praças com cobertura vegetal e valas de infiltração;

Edimilson Rodrigues, um dos autores do trabalho, explica melhor o que entenderam por infraestrutura verde: “uma alternativa tecnológica de intervenção no espaço que privilegia o oferecimento de serviços ecossistêmicos e a revitalização desses espaços construídos”. Esses serviços podem ser de diversos tipos, como de provisão (fornecimento de alimento e água), cultural (lazer e recreação) ou regulação, sendo este último o foco do trabalho.

Foco em regulação

O artigo acadêmico que originou a matéria foi publicado em abril na Revista Brasileira de Geografia Física. Seu resumo explicita o caráter regulatório das suas conclusões:

Este artigo se insere num quadro de aproximação de diferentes matrizes práticas e conceituais à intervenção na paisagem. Considerando-se o contexto da bacia do Córrego Mineirinho, em São Carlos (SP), os objetivos se concentraram em discutir e sistematizar as problemáticas urbano-ambientais locais; e identificar alternativas locacionais à instalação de infraestrutura verde com base no oferecimento de serviços ecossistêmicos. Para isso, foi traçado um desenho metodológico iniciado por uma Revisão Bibliográfica Sistemática adaptada sobre o local de estudo; a construção de um modelo hidrológico comparativo à instalação de infraestrutura verde; e caminhadas na bacia com vistas à formação de impressões sobre localidades preferenciais à adoção dessas tecnologias. Os resultados indicaram a insuficiência da matriz prático-conceitual que tem orientado as intervenções no Mineirinho, como também iluminaram o potencial de alternativas fundamentadas na infraestrutura verde.

Ver a matéria:

Infraestrutura verde pode reduzir enchentes em bacias que passam por urbanizaçâo acelerada

Artigo

Replanejar com a Paisagem: uma Abordagem Multimétodo sobre a Adoção de Infraestrutura Verde para Bacias Hidrográficas em Urbanização.

Tags

Anhembi Bilhete Único Coronavirus Covid19-Dados Cracolândia Cultura Cursos Câmara Municipal Desenvolvimento Desigualdade Doações Educação Enchentes Habitação História Ibirapuera Interlagos Legislação LT Ibirapuera LT Licitação de ônibus LT Pacaembu Meio ambiente Mercados e sacolões Mobilidade urbana Mobilizações Ocupação do solo Orçamento-PrefeituraSP Pacaembu Parques Participação popular Pendências judiciais Pesquisa e tecnologia Planejamento População Programa de Metas Saúde Segurança Serviço Funerário SP Negócios Terminais de ônibus Transparência Transporte Trânsito Zeladoria Álvaro

Ver também

Porque a maioria dos aeroportos nos EUA são estatais

Artigo – Lençol freático: o melhor reservatório urbano para águas de chuva

Twitter pode ser instrumento para prevenção de enchentes

Aplicativo gratuito do INPE prevê chuva imediata no local onde está o usuário

Política ambiental da USP pode interagir com cidades

Jeffrey Sachs e as transformações necessárias para atingir o desenvolvimento sustentável

E ainda…

Arquivos